SEJA BEM VINDO(A) - COMUNIDADE CATÓLICA DE ALIANÇA SAGRADA FAMÍLIA: LEVANDO JESUS AS FAMÍLIAS PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO!

NOSSA HISTÓRIA




A Comunidade Católica de Aliança Sagrada Família nasceu no coração do fundador Jordelino, no decorrer do trabalho com o Grupo de Casais Sagrada Família, iniciado em 22 de agosto de 2009, após um Retiro de Oração para Casais, promovido pelo Grupo de Oração Sarça Ardente, da Paróquia Senhor Bom Jesus, do bairro Monte Alegre, Camboriú (SC).

Já era o 8º Retiro de Casais e os mesmos, após participarem do encontro, foram convidados a seguirem um caminho de perseverança num grupo voltado apenas para casais-retirantes. O grupo foi caminhando e tomando algumas iniciativas próprias, como a realização de Encontros de Oração para Casais a cada 06 meses, Jantar Romântico e um Retiro de Oração para Casais, e o próprio Grupo de Casais que era um encontro fechado apenas para os casais-retirantes foi se abrindo a outros casais que passaram a ser reunir todo 4º sábado na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no bairro Monte Alegre em Camboriú.

Com o crescimento do Grupo de Casais Sagrada Família, por volta dos seus três anos de existência, começaram a surgir alguns conflitos sobre a identidade do mesmo. O grupo não se enquadrava como um trabalho do Ministério para as Famílias, uma vez que já estava independente do grupo de oração, e não enquadrava como um grupo de oração, uma vez que era voltado apenas para casais. Neste conflito, no ardor do coração do Jordelino e da Sandra, nasceu a Comunidade Católica de Aliança Sagrada Família, numa forma de preservar e continuar o trabalho que já estava sendo feito aos casais. Mas eles não queriam fundar sozinhos, pois Deus já tinha colocado em seus corações o desejo de iniciar a comunidade com mais alguns casais amigos, que estavam perseverando no Grupo de Casais Sagrada Família e que tinham o desejo também de viver em comunidade eram eles: Evaldo e Rosangela, e, Diego e Franciele.

A Comunidade Católica de Aliança Sagrada Família foi fundada no dia 10 de Setembro de 2012, com a presença dos casais citados acima, na casa do casal Evaldo e Rosangela. Foi feito um momento de oração e depois uma intensa conversa sobre o que cada um sentia no coração, o que o Espírito Santo estava impulsionando. Foi uma noite de muita alegria, pela decisão tomada de seguir um novo rumo com o pelo Senhor. Ao final do encontro, os casais, em comum acordo, decidiram que o casal, Márcio e Rafaela deveriam fazer parte desse início da Comunidade.
No dia seguinte, na casa do casal Jordelino e Sandra, o casal Márcio e Rafaela acolheu esse desafio e disse sim para a vida em comunidade. Vale ressaltar, que nesse início não tínhamos noção do que o Senhor queria de nós e como seriam os anos que viriam pela frente.

Nosso primeiro desafio era “escolher” o casal fundador da comunidade, que a princípio ficou Jordelino e Sandra, pelo envolvimento e pela expressão de liderança que já os acompanhava.

Mais tarde em um retiro personalizado, na Comunidade Transfiguração, em Itajaí, o Espírito Santo revelou o carisma de fundador ao Jordelino. Outro desafio a ser discernido era sobre a forma de sermos comunidade, que a princípio, pelas limitações de todos e por ser algo novo, determinamos que seríamos uma Comunidade de Aliança, onde cada um permaneceria em sua casa, trabalho, rotina de estudos, enfim, mas que iria priorizar a vida em comunidade, participando em todos os encontros internos e missões externas propostas pelo então, casal fundador.

Tínhamos ainda mais um desafio, como falar sobre o nascimento da comunidade para aqueles casais que faziam parte do Grupo de Casais Sagrada Família, que na época eram 17. Foi escrita uma carta para cada um deles, falando sobre esse novo mover de Deus. Nesta carta tinha uma data para o 1º encontro que chamamos de 1º Encontro Fraterno, onde acolhemos alguns casais. Dos 17 apenas 12 vieram participar. Nesse 1º encontro foi explicado sobre esse novo direcionamento de Deus para nossas vidas e fixamos uma data semanal para os Encontros Fraternos que eram encontros de oração, partilha da palavra e de conversa sobre nossas vidas e sobre o que Deus queria e esperava de nós.

Sofremos muito no início com algumas lideranças e pessoas pertencentes ao momento da RCC como também de outras pastorais e movimentos. Hoje entendemos como tudo isso foi necessário, pois se nós mesmos não entendíamos o que estava acontecendo em nossas vidas, imagina estes que estavam nos olhando “de fora”. Graças ao bom Deus, tudo isso foi superado, com muita oração, diálogo e perdão.

Com o tempo, a comunidade foi criando sua identidade e expressão de vida fraterna. Os apostolados foram surgindo gradativamente e a caminhada foi acontecendo.


Sabemos que temos muito ainda a viver nessa caminhada em comunidade. Deus tem muito a fazer em nós e através de nós. Estamos sempre em constante formação e contando com a graça de Deus, a força do Espírito Santo e oração dos irmãos.


#somoscasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário